• Home
  • /
  • Quem sou
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Promoções
  • /
  • Parcerias
  • /
  • Contato
  • Resenha: Os Treze Porquês - Jay Asher

    Livro: Os Treze Porquês
    Autor: Jay Asher
    Editora: Ática
    Páginas: 256
    Resenhista: Paula Sesterheim
    Sinopse: Hannah Baker cometeu suicídio. Um dia ela esta na escola e no outro não estava mais. Nunca mais. E não é como se todo mundo sentisse falta dela. Clay Jensen sente. E ele não consegue entender o que aconteceu, o que pode ter levado Hannah a acabar com a própria vida. Mas isso não vai durar muito tempo, porque a garota armou uma forma de fazê-lo entender o que houve. Ele e todos os outros envolvidos.


    Quando Clay volta da escola, em um dia aparentemente comum, encontra à sua espera um misterioso pacote com sete fitas cassetes com cada lado numerado de 1 a 13. Ao apertar play na número 1 se dá conta que quem está falando é Hannah, e que ela quer compartilhar os motivos que a levaram à morte.

    Hoje trago a resenha do queridinho do momento: Os 13 porquês. É um livro que li há bastante tempo e, quando li, ainda não era tão conhecido, mas tornou-se devido ao fato da cantora e atriz Selena Gomez declarar que viria a produzir uma série sobre o mesmo.

    A história é narrada por Hannah Baker e Jay, um garoto que ao chegar da escola depara-se com com uma caixa contendo 7 fitas cassetes. Nas fitas Hannah conta os treze porquês de seu suicídio e o número refere-se à pessoas que, em algum momento, feriram a jovem. Cada uma das pessoas deverá receber as fitas e passar para o próximo até que todos os culpados saibam como contribuíram para que ela chegasse à esse ponto. 

    A principio o garoto não entende o motivo de estar nesta lista, mas acaba notando que nem tudo era o que parecia ser e descobre que várias pessoas que imagina conhecer, na verdade, apenas achava que conhecia. Uma delas é Hannah, que mostra-se um verdadeiro mistério. 

    O livro é incrível e o autor aborda temas delicados, como bullying e depressão. Com a jovem conseguimos dar risadas, suspiros e lágrimas, o que nos faz sentir parte da história de alguma maneira. É um livro real, que entrou para a minha lista de favoritos, então, com certeza vou reler. Jay Asher nos transmite tudo o que está vivenciando e é impossível não se emocionar com uma narrativa dessas. É trágico, belo e mesmo assim há um certo encanto nele, pois temos um relato de uma jovem com problemas comuns com os quais não sabe lidar, e isso acontece muito por aí hoje em dia. Quantas pessoas sofrem dos mesmos problemas que a protagonista e sofrem caladas? Não apenas de bullying e depressão, mas machismo, racismo, homofobia e por aí vai.  É triste ver que há pessoas que optam pelo mesmo caminho de Hannah Baker, pois não sabem como lidar com a situação. Não aguentam mais tanta dor. 

    Em outras palavras, é um livro sensível e nos faz refletir sobre o mundo a nossa volta. Quantas Hannah Baker perderam a vida apenas hoje? Enfim, é um livro que merece ser lido e relido muitas vezes por tratar de um tema delicado com clareza e detalhes, nos mostrando que as pessoas podem ser cruéis. mas também sensíveis.

     Quem aí já leu? O que achou? 

    0 comentários :

    Postar um comentário