• Home
  • /
  • Quem sou
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Promoções
  • /
  • Parcerias
  • /
  • Contato
  • Por que ler nacionais?


    A cada dia que passa vemos mais e mais autores internacionais lançando obras e, em sua maioria, acabam fazendo um sucesso incrível e tornam-se best seller's, porém, já notaram que são pouquíssimos os brasileiros que atingem tal façanha? Claro, existem exceções, como: Paulo Coelho, Machado de Assis, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Jorge Amado, Oswald de Andrade, Moacyr Scliar, Rubem Fonseca, que estão entre os escritores nacionais mais lidos ao redor do mundo, entre outros e, sim, clássicos a parte e belas obras primas que deixaram suas marcas, mas nem só de clássicos vivemos. Também temos um amplo território de novos escritores, todos brigando pelo seu lugar na literatura brasileira e muitos incríveis, então, vamos falar um pouco sobre isso. Por que a falta de reconhecimento? Pois bem, a resposta é óbvia e simples: não damos o verdadeiro valor a escritores nacionais. 

    Fiz uma pesquisa sobre isso e as respostas eram basicamente o que eu já esperava e o que vemos por aí. No Brasil, não temos incentivo á leitura e isso é prejudicial não somente aos escritores, mas também as demais. Ler nos ajuda a pensar, questionar, refletir sobre o mundo à nossa volta e também nos traz bagagem cultural. Aprendemos palavras novas e isso abrange nosso vocabulário de forma rica, mas muitos acreditam que para isso precisamos ler apenas clássicos, o que é muito ruim. Temos muito a explorar ainda e é como se nós mesmos estivéssemos nos limitando por não dar uma chance a uma leitura diferenciada, como os livros que tratam do folclore, por exemplo. Também há quem não goste da cultura do país e acaba se distanciando das coisas boas que temos por aqui; não falando somente da literatura, mas também música, filmes, séries, etc.

    Acredito que, em parte, muitos desistem de ler algo daqui por conta das obras que somos obrigados a ler ainda na escola, que possuem um vocabulário difícil e desconhecido pela maioria dos jovens, e é realmente difícil gostar de algo apenas por obrigação. Mas, por que ler nacionais? Como isso nos acrescenta algo? Pois bem. Ao ler algo que envolva nossa própria cultura, estamos automaticamente encorajando futuros poetas a desenvolver seu trabalho. Poderiam eles sentirem-se corajosos o suficiente para correr atrás disso acreditando na depreciação que o brasileiro domina por sua própria nação? Não, acredito que não e se não valorizarmos nosso próprio trabalho, por que outros fariam isso? Caso você esteja pensando em seguir carreira internacional, pense nisso. Valorize o que seu povo tem a oferecer e mostre aos demais que vale a pena investir nisso.

    Outra coisa que muitos esquecem, é que não é a nacionalidade do autor que torna o livro ruim ou bom. Apesar do país de origem ter influência sobre a história, referências, pontos turísticos, etc.; não é isso que define a escrita. Isso varia de autor para autor e mesmo se ele viesse de Marte, poderia ter algo a nos oferecer com particularidades.  

    Também é muito bom ler algo que tenha mais o nosso estilo de vida, podemos nos identificar com os personagens naturalmente e mentalizar as situações vividas com facilidade, o que é ótimo para quem quer pegar o gosto pela literatura. 

    Já se tratando de escrita, quantas vezes lemos traduções horríveis e versões originais incríveis? No Brasil não temos problemas com isso. É muito melhor ler algo e entender do que ler e ficar se perguntando o que foi aquilo. Um tempo atrás li um livro maravilho, mas a tradução era péssima e confusa, o que acabou sendo uma decepção para mim, que amei a história. 

    Espero que vejam a relevância desta matéria, pois citei pontos importantes para mim do motivo de ler nacionais. Leiam, abranjam a cultura que carregam e mostrem que somos todos um só no meio literário e que não há melhores ou piores, apenas iguais buscando seu lugar na literatura. 

    Matéria por: Paula Sesterheim

    14 comentários :

    1. Infelizmente a literatura nacional é bastante menosprezada. Uma pena, pois as pessoas deixam de conhecer e apoiar escritores de sua própria nacionalidade, que falam a mesma língua mãe, que vivem na mesma cultura e estão no mesmo cenário. Não existe povo sem Literatura, não existe literatura sem povo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá.
        Concordo plenamente! As pessoas deixam de ler livros incríveis por algo tão bobo. Li livros maravilhosos que recebi de alguns parceiros e muitos entraram pra minha lista de favoritos. É uma pena que nem todo mundo goste da literatura nacional, pois há ótimos escritores por aí.

        Excluir
    2. Perfeito! Apoio junto com você xará! ��

      ResponderExcluir
    3. Olá, Kátia!
      Falou tudo! Eu fico tão triste quando vejo a literatura do nosso país sendo desvalorizada por puro preconceito! No ano passado eu li muito mais nacional do que estrangeiro e acabei me apaixonando a cada livro mais. As pessoas deveriam ler mais nacionais antes de julgar!
      Beijos,

      www.estantedajosy.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, tudo bem?
        Que ótimo você ter lido mais nacionais, fico muito feliz por isso, de verdade. Conheço autores incríveis e ficariam muito orgulhosos, assim como eu, por isso. Posso garantir <3

        Excluir
    4. Acredito que vale a leitura em si. Gosto de livros nacionais e estrangeiros, e se for pra incentivar os brasileiros a amarem a leitura vale tudo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, tudo bem?
        Também penso assim, mas, infelizmente é notável o preconceito literário com livros nacionais.

        Excluir
    5. Gosto de nacionais...
      Aprendi a gostar depois que me desprendeu dos padrões impostos nas escolas... sabe? Acho que é por isso que muitas pessoas menosprezam a literatura brasileira.
      Depois que comecei "expandir os horizontes" em relação à nacionais, olhei de uma maneira totalmente diferente... principalmente pq existem diversos gêneros de acordo com o gosto de cada um.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, tudo bem?
        Então, quando eu estava no colegial tinha um certo preconceito pelas mesmos motivos, porém, tive uma professora que nos deu um ótimo trabalho de ler o livro que quiséssemos e falar sobre ele. Foi a primeira vez que realmente tive gosto pela leitura.

        Excluir
    6. Eu super apoio autores nacionais, até porque sou um deles ;) Te marquei em uma tag: https://coracoesjovens.wordpress.com/2017/02/09/tag-complete-a-frase/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oie, tudo bem?
        Awn que linda! Amei seu blog, seguindo <3

        Excluir
    7. Excelente texto! Como escritora eu só tenho a agradecer por esse reconhecimento e apoio! Beijos

      ResponderExcluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir