• Home
  • /
  • Quem sou
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Promoções
  • /
  • Parcerias
  • /
  • Contato
  • Resenha: O Demonologista- Andrew Pyper

    Livro: O Demonologista
    Autor: Andrew Pyper
    Editora: Darkside Books
    Páginas: 325
    Resenhista: Paula Sesterheim
    Sinopse: "A maior astúcia do Diabo é nos convencer de que ele não existe", escreveu o poeta francês Charles Baudelaire. Já a grande astúcia de Andrew Pyper, autor de O Demonologista (DarkSide® Books, 2015), é fazer até o mais cético dos leitores duvidar de suas certezas. E, se possível, evitar caminhos mal-iluminados. O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo - principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico. Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas um boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma. Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno. Este é um daqueles livros que você não consegue largar até acabar a última página, ainda que vá precisar de muita coragem para seguir em frente. O Demonologista ganhou o Prêmio de Melhor Romance do International Thriller Writers Award (2014), concorrendo com autores como Stephen King. Entrou em diversas listas de melhores livros de 2013, foi finalista do Shirley Jackson Award (2013) e do Sunburst Award (2014), chegou ao topo da lista dos mais vendidos do jornal canadense Globe and Mail e foi publicado em mais de uma dezena de países.

    Em O Demonologista temos David Ullman, um professor universitário do Departamento de Inglês da Universidade de Columbia (Manhattan), que é especializado em mitologia demoníaca, mas foi deixado pela mulher e vive com a filha pequena, Tess, desde então. Apesar de ter poucos amigos e passar bastante tempo escrevendo em um diário, há uma coisa muito importante e legal que podemos notar no decorrer da história: ela tem uma ligação muito forte e bonita com o pai.

    Também há diversas referências à Paraíso Perdido de John Milton e até mesmo partes do livro são citadas. Para os que não conhecem esta obra, ela narra a queda de Satã e o pecado original. Porém, apesar de ser um grande fã do poema, ironicamente, nosso protagonista não acredita no seu objeto de estudo, mas, sim, no que seus olhos podem ver. Para ele não existe céu, nem inferno, nem purgatório e muito menos um Diabo ou Deus. Logo após um dia de trabalho, uma mulher vai ao encontro dele e pede que vá para Veneza, pois acredita que David seja um demonologista e isso pode ajudar a resolver um caso. Após pensar muito na proposta e ainda sim achando tudo muito estranho, acaba cedendo e vai com a filha para o local indicado.

    Chegando lá descobre que foi chamado para presenciar uma possessão e é aí que começa a duvidar de todo o seu conhecimento sobre anjos e demônios, não sabendo mais distinguir o que é real ou não. Assustado com toda a cena, volta desesperado para buscar a filha no hotel onde estavam hospedados, mas, mesmo com a ajuda das autoridades não consegue encontrar a filha. Muitos dizem que ela está morta, mas David não desiste e continua a procura-la mesmo depois de voltar para sua cidade. Lá ele conta com a ajuda de Elaine, sua melhor amiga e colega de trabalho que, mesmo não acreditando que sua filha esteja viva, acaba ajudando-o.

    A escrita é muito boa e envolvente, não tem como não se apaixonar pelo protagonista e sua forte personalidade, mas uma coisa conseguiu chamar ainda mais minha atenção e tenho certeza que a de todos os que leram o livro também: a conexão de David com Tess. É incrível a maneira como a relação dos dois é profunda. A maioria dos livros que li não descreviam uma sincronia  tão perfeita entre pais e filhos e, os que li, deixavam muito a desejar, então, foi assim que o personagem me cativou.

    Outro ponto importante é que em meio a toda a loucura que vivenciou em Veneza e o azar da filha desaparecer, seria estranho o personagem não beirar um pouco a insanidade. Muitas vezes ele mesmo se questiona o que é real e o que não é, já não sabendo nem mais quem ele é de verdade. A procura por Tess coloca a prova todo seu amor por ela e será a melhor maneira de guia-lo nessa busca.
       
    Elaine também é uma ótima personagem, é engraçada, tem personalidade forte e faz o que pode parar ajudar o amigo sempre. Outra coisa: eu shippei muito os dois, haha, mas não posso dizer se ficam juntos ou não, pois perde o encanto.

    Bom, depois desses elogios e de ter amado a escrita e os personagens, há uma pequena reclamação: o final do livro. Depois de terminar fiz umas pesquisas e vi que muitos gostaram, mas outros acharam a mesma coisa que eu: Decepcionante, corrido e meio sem sentido. Com certeza o autor poderia ter feito algo melhor já que o enredo é incrível, porém, foi como se Andrew Pyper quisesse terminar com tudo de uma vez só ou, talvez, por conta do suspense dentro da história toda, quis criar algo simples. Não foi um livro de todo ruim, mas, como falei, poderia ter sido melhor.

    Agora vamos há uma coisa bem bacana que aconteceu comigo esses dias no Twitter: Andrew Pyper curtiu nossa resenha lá, isso mesmo! Ao que parece o autor deu uma conferida no nosso blog, haha. 


     Enfim, espero que tenham gostado da resenha, caros leitores. Quem já leu? O que achou? 

    42 comentários :

    1. é esse livro eu com certeza nunca vou ler! tenho pavor da temática desse livro, mas é uma boa leitura para quem curte!
      Bjss http://resenhasteen.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    2. Ouvi críticas bem cruéis para com este livro, mas a sua resenha me deu uma nova visão e acho que vou curtir as referencias.
      MEU AMOR PELOS LIVROS
      Beijos

      ResponderExcluir
    3. Olá
      Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro, especialmente por ser uma obra que tanto me interessa, e claro que está na minha lista de desejados e na meta para esse ano. Uma pena que o final do livro se tornou decepcionante para você, complicado quando isso acontece né :(
      Beijos, Fer
      www.segredosemlivros.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá.
        O final foi bem decepcionante mesmo, mas muita gente gostou. Espero que vc goste. *-*

        Excluir
    4. Tenho visto algumas opiniões bastante positivas sobre esse livro, mas infelizmente o final foi corrido. Ainda não li, mas sei que por ser da darkside já tem um selo de qualidade. Ainda assim, por ser uma história interessante com um tema sobrenatural, já vale arriscar.

      Um abraço!
      Parágrafos & Travessões

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá.
        Li poucos livros da Darkside e todos me decepcionaram no final kkkkk mas espero que vc goste, a escrita é muito boa!

        Excluir
    5. Hello, tudo bem?

      Eu ganhei esse livro através das cortesias do Skoob. Sim, eu ganhei (e duas vezes, pode acreditar? ahhaha). Mas ainda não fiz a leitura dele. Já vi inúmeras resenhas negativas, então fico com um pé atrás né, já viu. Mas quem sabe, depois que colocar tudo em dia, não dou uma chance.

      Beijos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá.
        Então, apesar de muita gente achar o mesma coisa que eu quanto ao final, muita gente diz que curtiu kkk então, espero que tu possa curtir também. Vai do gosto de cada um, né? Bjooos

        Excluir
    6. Oie!
      nossa, é tão ruim quando o final decepciona. Mas pelo menos uma boa parte da trama envolve bastante. Mesmo assim, eu fiquei bem interessada nessa leitura, e não vejo a hora de poder comprar.
      bjks!
      Histórias sem Fim

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá.
        Apesar do final péssimo, a leitura não é ruim de modo geral. A escrita é incrível, tenho certeza que vc vai gostar. Bjooos!

        Excluir
    7. Oie amore,
      Já ouvi e li algumas pessoas falando desse livro, confesso mesmo o povo falando, não sinto vontade de ler.
      Adorei sua resenha... uma das poucas que não li críticas.
      Beijokas!
      www.facesdeumacapa.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oiii, linda. Tudo bem?
        Fico feliz que tenha gostado, muitooo obrigado <3

        Excluir
    8. Li esse livro e gostei muito!

      Amo livros de terror (embora fique morrendo de medo depois!) e este foi excelente em sua proposta. Gostei dele todo!

      Tenho já outro livro do autor em minha lista de leitura e estou ansiosa para chegar nele logo!

      www.asmeninasqueleemlivros.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oii, linda.
        Que bom que vc gostou. Estou louca pra ler "Os Condenados" do Andrew, gostei muito da escrita.

        Excluir
    9. Olá!! :)

      Eu não conhecia este livro am depois de ler a resenha fiquei bem curioso!! :) Quero muito ler!!

      Fico contente que tenhas gostado da historia e dos personagens, mas e uma pena que o final tenha sido assim tao corrido! :)

      Boas leituras!! ;)
      no-conforto-dos-livros.webnode.com

      ResponderExcluir
    10. Olá!
      O Demonologista é aquele tipo de livro que quero e não quero ler, sabe?
      Gostei de conhecer suas impressões e achei muito legal você ter curtido, mas fiquei completamente decepcionada ao saber do final. Eu acho que, se um livro é ruim o tempo inteiro e é bom no final, vale à pena a leitura, mas, se o livro é bom e o final é ruim, a leitura não vale.
      Vou deixar para ler depois, bem depois rs.
      Beijos,
      Um Oceano de Histórias

      ResponderExcluir
    11. Olá,

      Li esse livro no ano passado e embora tenha gostado da temática, me decepcionei um pouco com a história. Achei o final mal trabalhado e algumas coisas ficaram mal resolvidas. Ainda assim, apreciei a história mas ainda prefiro o segundo livro do autor, que é bem melhor e muito mais assustador.

      Abraços,
      Cá Entre Nós

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá.
        Achei a mesma coisa tb ueeheuuhe mas estou louca pra ler "Os condenados" do Andrew, parece ser muito bom!

        Excluir
    12. Oi!

      Tenho bastante interesse em ler esse livro, mas confesso que as opiniões se divergem muito. Tem gente que adorou e tem gente que detestou, achou ruim e mal escrito. Então fico naquele impasse horrível. Haha. Eu espero gostar, porque adoro suspense e tudo mais. adorei conferir suas impressões. :)

      beijos e parabéns pela resenha! :)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá.
        Que bom que gostou da resenha, mtoo obg *-*
        Sobre gostar ou não depende muito da pessoa, né? Mas spero que goste do livro, bjoos

        Excluir
    13. Oi, tudo bem?
      Nossa eu imaginava que esse livro fosse assutador mas na verdade o enredo é bem interessante com esse suspense sobre o paradeiro dá filha do protagonista. Espero que ele tenha conseguido encontrar. Esse livro já está na minha lista de compras do mês que vem e lendo sua resenha agora fiquei ainda mais intrigada.
      Bjs

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, tudo bem?
        A conexão dos dois é incrível! Por conta disso já vale muito a pena ler.
        Espero que você goste do livro. Depois de terminar nos diga o que achou, viu? Bjos

        Excluir
    14. Eu gosto muito de demônios, ok, nem tanto, gosto de ler coisas sobre demônios, não deles kkk
      mas esse livro não me chama muita atenção, ele parece ser um pouco mais teórico sobre esse assunto, não algo de terror realmente, que é o que eu gosto

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, tudo bem?
        Acho que "teórico" é uma palavra que define bem o livro, haha.

        Excluir
    15. Uoow, depois de todo esse enredo instigante e com personagens bem fortes, o final decepciona? Eu estava até animado para conhecer a leitura, mas saber que o final não é algo esperado e meio sem sentido, me deixa com um grande pé atrás por essa leitura.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá
        Então, muitos gostaram do final, mas eu achei bem decepcionante.

        Excluir
    16. Puxa, que pena que achou o final decepcionante e até meio sem sentido. Não curto o tema desse livro e por isso não leria, mas achei muito legal mostrar uma relação tão forte entre pai e filha. Realmente não é algo fácil de encontrar. Que coisa horrível a menina ter desaparecido enquanto eles estavam viajando, ainda mais ele tendo sido chamado para presenciar uma possessão. Medo do que pode ter acontecido.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá
        Então, ele tem algumas partes bem pesadas mesmo e, apesar do final ter me desapontado, acho que valeu a pena ler algo com essa conexão entre pai e filha. Achei lindo isso.

        Excluir
    17. Embora todo mundo fale que esse livro é muito bom eu não consigo me convencer a ler ele. A sinopse e a capa não me convenceu então vou passar a dica. Beijos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá
        Entendo, ás vezes fico assim em relação à alguns livros, haha.
        Muito obrigado por ter dedicado um tempinho ao nosso blog.
        Bjos.

        Excluir
    18. Olá, tudo bem?
      Sempre fiquei curiosa para ler esse livro, mas acabo adiando a leitura. A trama bem curiosa e já está na minha lista de futuras leituras. Espero gostar do livro!

      Beijos,

      Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá
        Leia e nos conte depois o que achou, viu?
        Bjos

        Excluir
    19. Oieee
      Tudo bom?
      Nossa estava mega empolgada lendo sua resenha, mas quando chego no final, parece que jogaram um balde de água fria.
      Como assim o final foi corrido??? Que horrível gente.
      Acho que teria que ler pra tirar minhas conclusões.
      Beijos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, tudo bem?
        Então, eu me senti exatamente assim, haha. Mas leia e tire suas próprias conclusões, muitos gostaram do final.

        Excluir
    20. Oi, tudo bem?
      Eu confesso que não costumo ler livros assim, mas que ao mesmo tempo eles chamam a minha atenção e por isso tenho muita curiosidade com esse livro. Pela sua resenha parece ser uma obra muito boa mesmo, gostei de saber que a escrita é envolvente e o protagonista cativante, só é uma pena o final ter sido decepcionante.

      Beijos :*

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, tudo bem?
        Então, assim como muitos odiaram também há quem gostou do final, haha. Mas leia o livro, ele tem uma história bem bacana.

        Excluir
    21. oi, que pena que o final não te agradou, é triste quando o correr do livro é assim tão bacana e o final deixa a desejar. mas gostei de saber dessa ligação intensa entre pai e filha e certamente é algo que me chama muita atenção.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, tudo bem?
        Então, foi bem ruim isso mesmo, mas confesso que valeu a pena por ler algo que mostrasse uma relação assim entre pai e filha.

        Excluir