• Home
  • /
  • Quem sou
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Promoções
  • /
  • Parcerias
  • /
  • Contato
  • Resenha: Quatro - Verônica Roth

    http://divergentebrasil.com/wp-content/uploads/2014/08/Capa_Quatro.jpgLivro: Quatro - História da série divergente
    Autor(a): Verônica Roth
    Editora: Rocco
    Paginas: 272
    Sinopse: Reunindo quatro histórias da série Divergente contadas da perspectiva do personagem Tobias, e três cenas exclusivas, Quatro Histórias da série Divergente oferece aos fãs da saga criada por Veronica Roth a chance de conhecer melhor a personalidade de um personagem fascinante e complexo e a chance de mergulhar mais fundo na sociedade dividida em facções criada pela autora. Com mais de 21 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, a série Divergente chegou aos cinemas com Shailene Woodley e Theo James nos papéis principais.

     
    COMUNICADO IMPORTANTE: Esta resenha poderá conter spoilers de Divergente. Mas se você já leu, pode ficar tranquilo, pois o livro da autora Verônica Roth pode ser lido antes de insurgente e divergente.  

    Em Quatro somos apresentados em 4 contos. A transferência, a iniciação, o filho e o traidor, todos narrados por Tobias Eaton, o garoto que dois antes de Tris, saiu da abnegação direto para Audácia. Seus motivos? fugir das agressões físicas e psicológicas do pai e do lugar que não se encaixava. Essa era sua única chance de recomeçar.
     
    Os contos corresponderam todas as minhas expectativas, pois pude matar completamente a saudade dessa história. Toda a iniciação de Quatro é narrada com detalhes importantes, vemos as dificuldades que ele tem ao longo do caminho e como ele supera cada uma delas. É como se Quatro tivesse nascido para ser da Audácia, ele se destaca e é o preferido, teria um cargo de liderança garantido se preferisse, o que despertava certa inveja do também preferido, Eric. Mas não era isso que ele queria, afinal, aceitar um cargo de liderança o colocaria á frente do seu motivo da fuga, seu pai Marcus Eaton, lider da Abnegação.

    No terceiro conto, já temos Quatro como um membro da Audácia, destemido e instrutor dos novos transferidos como seu segundo emprego. Quando não estava na sala de treinamentos, Quatro estava na sala de controle monitorando a segurança da sede

    O último conto, se passam paralelamente aos acontecimentos de divergente. Ao conhecer Tris, Quatro estranhamente sente como se tivesse revivendo sua própria história, ainda mais ao descobrir que possivelmente ela também seria uma Divergente. Por outro lado, as suspeitas dele quanto as intenções da Erudição dentro da facção ficam cada vez mas claras e revelações bombásticas são feitas. Fatos novos são descobertos, segredos que só Quatro sabia, ou seja, não constam na visão de Tris no primeiro livro.

    Além dos quatro contos, temos mas três cenas exclusivas de Divergente. Uma quando os dois personagens se encontram pela primeira vez, em outra, quando tris mesmo com sua forma frágil, resolve confronta-lo mesmo sem conhece-lo e por fim quando ele percebe que ela seria o rumo de mas um passo para sua liberdade.
    Esse livro é realmente uma relíquia para os todos os leitores, mas principalmente para quem amam a série Divergente. Os contos são maravilhosos, tem uma narrativa fantástica que por muitas vezes reli algumas partes por gostar tanto. Cada conto tem suas características únicas e vibrantes. Achei interessante a ideia de ter feito um livro assim, pois matamos um pouco da saudade dos nossos personagens de maneira boa e com a opinião de ''terceiros'.

    A diagramação é simplesmente apaixonante. Gostei da cor azul na capa, pois combinou bastante com as mines casas representadas na diagramação, além dessa roda de fogo maravilhosa que deu um contraste fortíssimo a capa. Claramente se fosse para comprar um livro só pela capa, esse me ganharia completamente. A narrativa da Verônica é hilária e eu gostei dessa ideia de colocar cenas exclusivas no livro. As paginas são poucas e a escrita é perfeitamente boa.

    Me ver novamente em Divergente não tem preço. Ainda mas narrado por esse personagem tão forte mas ao mesmo tempo inseguro, que aos poucos entrega  seu coração a novos sentimentos, ao lado daquela pessoa que permitiria que ele fosse de novo, simplesmente o Tobias da abnegação, sem medos. Esse livro é maravilhoso, indico a todos aprecia contos e também para que não gosta. Afinal, tem livros que realmente é bom fugir um pouco da nossa zona de conforto.

    15 comentários :

    1. Oi linda, tudo bem ?
      Bom, eu tenho o primeiro livro da série mais não consegui me envolver completamente no livro e parei na metade..mas depois que saiu o filme, não resisti e tive que ver! Depois disso? Me apaixonei! Não tenho os próximos mais assisti o filme e amei! Parabéns pela resenha, uma serie de livros mara!
      Beijinhos <3
      http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    2. Oi.
      Eu nãi li nenhum da série só assisti o filme.
      E tbm nem tenho problema com spoillers, na verdade tem alguns que até me dá mais vontade de ler o livro. rs
      bjs
      www.mundoliterando.com.br

      ResponderExcluir
    3. Fiquei com pouco de receio de ler a resenha já que eu terminei recentemente o livro divergente, e fiquei com um pouco d emedo de spoilers.
      Não sabia que esse livro era composto de contos me agradou muito.

      ResponderExcluir
    4. Olá, só li o primeiro livro da trilogia e quando estava passando para o segundo recebi um enorme spoiler do final e perdi toda a vontade de ler a série, mas e ainda tenho esperança de que vou termina-la , dai então irei ler "quatro", bjs

      ResponderExcluir
    5. Oie, eu nunca li divergente, mas achei bacana o lançamento desse livro para que os fãs possam matar a saudade e legal o fato de que tem até cenas exclusivas de divergente. Bom saber que ele superou todas as suas expectativas. Mais autores deveriam adotar essa ideia de fazer livros extras.

      ResponderExcluir
    6. Oi, como vai?
      Depois de saber um spoiler horrível de Convergente, eu perdi totalmente a vontade de ler essa série. Apesar disso, é legal saber que esse livro encantou tanto você, ele deve ser a cereja do bolo para quem curtiu a leitura dos livros :)
      Beijo.

      ResponderExcluir
    7. Oie, tudo bem? Eu não li os outros livros dessa serie, só assisti à adaptação do primeiro. Na verdade tenho curiosidade em ler Divergente, mas não no momento. Sua resenha ficou muito boa. Fico feliz que tenha gostado tanto desses contos.
      Beijos

      ResponderExcluir
    8. Olá,

      Embora eu só tenha assistido os filmes da série, gostei muito do personagem Quatro e acredito que este livro deve trazer curiosidades interessantes sobre o rapaz e o seu passado. Com certeza eu leria.

      Abraços
      Cá Entre Nós

      ResponderExcluir
    9. Olá!
      Amo divergente, mas confesso que não fui muito fã deste livro. Achei ele muito repetitivo. Para falar a verdade, para mim foi uma perca de tempo.

      Beijos
      http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    10. Oie
      eu não sou fã da série de livros mas gosto bastante dos filmes, são filmes legais para ver com a galera, bem legal sua resenha

      Beijos
      http://realityofbooks.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    11. Olá Katia tudo bem, depois de tanto Spoilers quando anunciaram a franquia do filme, desanimei de finalizar a série. Gosto de distopia, e a ideia desse livro é bem legal. Quem sabe mais para frente eu tenha mais animo para ler. Bjkas

      ResponderExcluir
    12. Oiiiiii

      Nossa eu li a trilogia faz um tempinho já e fiquei tão decepcionada com o final que nem quis ler esse livro. E pra ser bem sincera não estou com vontade ainda. Mesmo parecendo muito legal não me atrai. Mas fico feliz que tenha curtido.

      Bjosss

      ResponderExcluir
    13. Oii
      Gostei bastante desse livro. Acho que dá para ter uma boa visão de coisas que aconteceram. É sempre bom ter a visão de outro personagem na história. Fora que o Quatro é sensacional! Adoro ele!

      ResponderExcluir
    14. Olá,
      Nunca li a série divergente, então algumas coisas eu fiquei boiando na sua resenha hehehe
      Mas que bom que você curtiu a história!

      http://euinsisto.com.br/

      ResponderExcluir
    15. Eu amei esse livro, espero que incluam cenas desse livro no próximo filme já que mudaram o final de Convergente nas telonas...

      ResponderExcluir